ECOTURISMO: vai começar a temporada das Caminhadas de filhotes de tartaruga ao mar - Alô Farol 2025 | O verão de todos nós

Verão News


Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

ECOTURISMO: vai começar a temporada das Caminhadas de filhotes de tartaruga ao mar

 Caminhada será aberta ao público e acontecerá na orla do Posto 6, às 16h, se houver nascimentos no dia

Foto: Projeto Tamar

Na sexta-feira, dia 10, às 16h, se houver nascimentos no dia, o público poderá contemplar o show da vida, com a  caminhada de filhotes de tartaruga, na orla do Posto 6, em frente a Mansur, no Farol de São Thomé.

A Caminhada de filhotes de tartaruga, da espécie caretta-caretta, contará com palestra da coordenadora da base Bacia de Campos do Projeto Tamar, a bióloga Daniela Torres, que explicará ao público sobre a importância da conscientização da população, fundamental para a preservação da espécie. 

A temporada de desova ocorre de setembro a março e, durante o ano, é feito um monitoramento dos locais para preservar os ovos, garantindo a reprodução da espécie.  Dessa forma, na sexta-feira, 10, às 16h, o público acompanhará a caminhada, se houver nascimentos, um verdadeiro show da vida, que acontece no litoral campista.

Ecoturismo


As caminhadas de filhotes de tartarugas marinhas ao mar já são tradição do verão do Farol e todo mês de janeiro, moradores e turistas ficam na expectativa para acompanhar as ações, que acontecem aos finais de semana. As caminhadas acontecem de acordo com o nascimento de filhotes, que é acompanhado pela equipe de monitoramento das praias da região.

Só na atual temporada reprodutiva, que começou em setembro, já foram identificados 1.186 ninhos e o nascimento de cerca de 9.473 filhotes. Em 16 anos de Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, são mais de um 1,3 milhão de filhotes somados. Além de identificar, proteger e monitorar cada ninho, o programa também organiza as caminhadas de filhotes abertas ao público, como parte de suas ações de conscientização.

Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas

O PMTM é desenvolvido pela Porto do Açu Operações, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e as empresas Ferroport, Vast e GNA. Desde 2008, o PMTM monitora 62 km de faixa de areia, desde o pontal de Atafona, em São João da Barra, passando pelo Farol de São Thomé, praia de Campos, até a Barra do Furado, em Quissamã. A região é área prioritária de desova da espécie Caretta caretta, conhecida como cabeçuda, ameaçada de extinção.

O período de desovas vai de setembro a março. Por isso, quem frequenta as praias da região já consegue ver as estacas usadas pelos monitores do programa para identificação e controle dos ninhos.

“É importante aproveitamos este período para reforçar nossas orientações sobre os cuidados que os banhistas devem ter para contribuir com nosso trabalho de preservação. Alertamos a todos para não interferirem nas demarcações dos ninhos e não trafegarem com veículos nas areias, além de fazerem o descarte correto do lixo, já que a interação com resíduos é uma das principais causas de morte do animal”, pontua Daniella Torres, coordenadora do programa pelo Tamar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta pra gente o que achou ;)

Post Top Ad

test banner