As camisinhas, segundo o coordenador do programa, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, podem ser retiradas de forma ilimitada na própria Secretaria de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Rodoviária Roberto Silveira, Rodoviária Shopping Estrada e Mercado Municipal. Em Farol de São Thomé, elas poderão ser retiradas na Unidade de Emergência, que funciona na área de shows da Marinha e na Casa de Cultura Félix Carneiro. Cerca de 28 mil preservativos estarão disponíveis para distribuição durante todo o período de Carnaval.
O uso da camisinha em relações sexuais é uma medida eficaz na prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com proteção de quase 100% contra HIV, sífilis e hepatites virais, HPV e gonorreia. “É bom ressaltar que se deve fazer uso do preservativo em todo tipo de relação, seja oral, anal ou vaginal, e não somente quando há penetração”, explicou o coordenador, Rodrigo Rodrigues.
A Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Farol de São Thomé oferece, ainda, atendimento à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV. O método reduz o risco de adquirir o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a partir do uso de medicamentos antirretrovirais que impedem que o vírus se estabeleça e se espalhe pelo corpo.
Supcom PMCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conta pra gente o que achou ;)