Farol registra nova soltura de filhotes de tartaruga - Alô Farol 2024 | O verão de todos nós

Verão News


sábado, 18 de janeiro de 2020

Farol registra nova soltura de filhotes de tartaruga

Ao mesmo tempo, voluntários participaram de ação de coleta de lixo na orla
Foto: Jean Barreto e Renan Liu
Cerca de 200 pessoas acompanharam, na manhã deste sábado (18), a soltura de 30 filhotes de tartaruga da espécie cabeçuda (Caretta caretta), do Projeto Tamar, na praia de Farol de São Thomé. Ao mesmo tempo, 50 voluntários participaram de ação do SESC, que realizou a coleta de lixo na orla. As duas ações tiverem apoio da Secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA).

As tartaruguinhas, nascidas na noite anterior, foram mostradas ao público antes de serem soltas. "Elas são muito bonitinhas. Gostei muito de ver", disse Lucas Andrade, de 8 anos.

- Esse contato é muito importante, porque projetos como este, que tem 40 anos e já soltou mais de 40 milhões de tartaruguinhas em todo o litoral brasileiro, precisam ser disseminados - ressalta Daniela Torres, coordenadora do Tamar, que na região tem parceria com o Programa de Monitoramento do Porto do Açu.

"Esse é um projeto consolidado e de reconhecimento mundial, mas todo apoio em sua divulgação é sempre válido", acrescentou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.

Na coleta de lixo na orla, as crianças eram as mais empolgadas. Caso de Ana Clara Furtado, 9 anos. "Temos que cuidar da natureza, porque precisamos dela pra sobreviver", ensina.

- Na natureza, tudo está ligado. Tão importante quanto soltar tartarugas no mar, é evitar que plásticos e outros materiais cheguem até o mar e sejam ingeridos por elas, que acabam morrendo - completou o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald Macabu.
Foto: Jean Barreto e Renan Liu




Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta pra gente o que achou ;)

Post Top Ad

test banner